Beleza Cabelo Queda

Queda de Cabelo na Menopausa

Os primeiros sintomas sentidos por mulheres que estão indo para menopausa são as alterações de cabelos, é uma situação que afeta pelo menos metade da população menopáusica.

Por serem associados à feminilidade, ao estilo e à sensualidade da mulher, além de mudanças físicas, as alterações de cabelo também pode desencadear depressão, tristeza e de se sentirem menos atrativas.

 

O Nosso Cabelo

Em geral, temos cerca de 100 mil fios de cabelos que se mantêm na cabeça durante 2 a 6 anos – período durante o qual continuam crescendo, exceto durante a sua fase de descanso, que dura durante três meses. Nessa fase o cabelo para de crescer, mas quando regressa à sua fase de crescimento, o cabelo que estava “parado” é “empurrado” pelos novos cabelos, é quando acontece a queda de cabelo.

Este processo natural é ainda influenciado pelas alterações hormonais típicas da menopausa, o enfraquecimento/queda de cabelo é muito maior. Esta queda acentuada está relacionada com a diminuição da produção dos níveis de estrogênio, uma vez que este hormônio é responsável por ajudar o cabelo a crescer mais rápido e a manter-se na cabeça durante mais tempo.

Com a diminuição dos níveis de estrogênio podem aumentar os níveis de androgênio que, ao forçarem os folículos pilosos a entrarem na fase de descanso mais cedo do que o habitual ocorre o enfraquecimento gradual do cabelo novo que vai crescer.

Além disso, este hormônio é responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos, o que contribui com a queda de cabelo, e também no excesso de pelo facial.

As alterações de cabelo durante a menopausa podem manifestar-se principalmente de duas formas: queda de cabelo ou excesso de cabelo e ambas as situações são o resultado direto das mudanças e desequilíbrios hormonais que caracterizam a menopausa, nomeadamente entre as hormonas androgênio e estrogênio.

A situação mais comum nas mulheres menopáusicas é o enfraquecimento e/ou queda de cabelo – a esta insuficiência de cabelo chama-se alopecia. Por outro lado, também se pode verificar o excesso de cabelo, ou hirsutismo, que se manifesta através do crescimento excessivo de pelo, principalmente no rosto (queixo, buço, maçãs do rosto…).

Nem todas as mulheres sofrem de alopecia e/ou hirsutismo durante a menopausa, mas a maioria vai sentir algum enfraquecimento do seu cabelo.

 

 

Outras Causas

Além das alterações hormonais, existem varias causas que podem contribuir para o enfraquecimento e/ou queda de cabelo no período da menopausa:

A própria genética e o facto de estar a envelhecer; fatores de saúde como a disfunção da tiroide, anemia, doença crônica ou tratamentos de quimioterapia, entre outros; fatores psicológicos como a ansiedade, depressão, stress, a vivência de eventos traumáticos ou perturbações alimentares, entre outros; fatores relacionados com o estilo de vida, como por exemplo pouco exercício físico, a falta de ferro, proteínas, vitaminas B e C ou o excesso de vitamina A.

 

Sinais de Alerta

Embora seja comum as mulheres perderem entre 50 e 100 cabelos por dia, nem sempre é fácil saber o causador do problema.

Os principais sinais de risco incluem: a queda acentuada de cabelo durante a lavagem; quando surgirem grandes madeixas de cabelo na escova depois de pentear; surgimento de pequenas zonas calvas ou peladas no couro cabeludo; o couro cabeludo apresenta-se vermelho, oleoso e/ou com comichão; enfraquecimento acentuado do cabelo na parte da frente, no topo ou dos lados da cabeça.

 

Como Lidar com as Alterações de Cabelo

Seguir uma dieta alimentar saudável, privilegiando os alimentos que potenciam o crescimento do cabelo: carne (principalmente magra e de frango), fígado, peixe, legumes, feijão, abacate, cebolas, ovos, iogurtes, queijo cottage, cereais integrais, nozes, sementes, uvas passas, tâmaras, soja, tofu, óleo de canola, azeite…

A prática diária de exercícios físicos, assim como de técnicas de relaxamento como a meditação, ioga ou pilates também ajudam a regeneração capilar.

Utilizar shampoos adequados para o seu tipo de cabelo.

Massagens capilares podem estimular o crescimento do cabelo.

Evitar secadores e alisadores, bem como tratamentos de cabelo mais agressivos como as colorações e os permanentes.

Proteger seu cabelo com uma touca quando frequentar piscinas.

Se tiver acima do peso, pode tentar emagrecer, uma vez que a gordura estimula a formação de androgénios.

Existem também medicamentos alternativos, utilizados para o tratamento do enfraquecimento e/ou queda de cabelo.

A acupuntura é outra terapia alternativa para estimular o crescimento do cabelo.

O tratamento de substituição hormonal, à base de medicamentos, é uma das terapias mais usadas na menopausa e pode também ser adequada para ajudar a diminuir os sintomas como as alterações de cabelo.

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